segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Não sei te informar sobre isso, senhor!

Segunda-feira, 22 de outubro de 2012. 21 horas e 16 minutos. Fiquei sabendo só agora sobre o tal mendigo de Curitiba. Um cara bonitão viciado em crack. Ele não é galã da globo não?

Hoje fui até uma das grandes lojas portuguesas pra comprar uma máquina fotográfica pra mim. Eu tinha uma em casa mas não trouxe porque era pior que aquelas Fujifilm 12 Poses que todo mundo já usou pra tirar foto do Sol. 
Fui a Loja Worten, acho eu que a única loja de eletrônicos de Coimbra. Primeiro fui até a loja que fica no Forum, uma espécie de Shopping mas que aqui preferem chamar de Centro Comercial. Coisa de Português. Foram 40 minutos de caminhada até lá.
Já havia pesquisado no site da loja antes, então fui lá só pagar e pegar. Após muito tempo esperando um vendedor aparecer, falei que queria comprar a dita cuja. Então ele me disse que não haviam mais máquinas no estoque, aquela era a ultima. Quando peguei a câmera ela estava toda riscada. Tinha tantos riscos na tela da câmera que parecia arte rupestre. Não levei.
Ele me disse pra ir até a loja situada no Estádio, que fica a 10 minutos daqui de casa. Não, eu não sabia que tinha uma loja lá e andei quase 2h pra ir e voltar até o Forum!

Cheguei lá e ilusoriamente me deparei com o paraíso. Haviam mais de 30 modelos diferentes de câmeras. Mas como eu disse, ilusoriamente.
Tive que olhar primeiro os preços, já que as câmeras não tinham quase que nenhuma informação. As únicas informações que haviam era sobre a resolução, zoom óptico e tela. Mas marquei algumas e fiquei esperando algum vendedor ir me ajudar.

Esperei, esperei, dei umas voltas, esperei, assisti todos os capítulos de Avenida Brasil, esperei, assisti a trilogia do Senhor dos Anéis, esperei, tive filhos, netos e bisnetos e nada de vendedor aparecer.
Nessa hora senti saudades da loucura das lojas do Brasil. Aquelas lojas de turco que eu entrava e virava refém dos vendedores. Não poderia sair sem ao menos comprar uma meia do Bob Esponja. Antes eu reclamava disso: mal se entra em uma loja no Brasil e todos os vendedores saem no tapa pra atender o cliente. Aqui não. Vendedor é artigo de luxo.

De repente apareceu um vendedor. Minha vontade era dar-lhe um abraço. Mas me contive. Achei que tudo estava resolvido, mas não. Comecei a fazer perguntas sobre a câmera e ele só respondia: "Não sei te informar sobre isso, senhor". Perguntei sobre a resolução e ele respondeu: "Não sei te informar sobre isso, senhor". Perguntei sobre a tela e ele respondeu: "Não sei te informar sobre isso, senhor". Perguntei sobre a bateria e ele respondeu: "Não sei te informar sobre isso, senhor". Perguntei quem ia ser rebaixado no brasileirão esse ano e ele respondeu: "Palmeiras, claro". 

Desisti de perguntar. Então pedi pra ligar a câmera pra testar. Ele disse que não podia ligar e que não era pra eu ficar tocando muito nelas. Eu não podia ligar, pegar, tocar, apalpar, olhar, piscar, respirar, andar, espirrar, observar, admirar, movimentar, ouvir...enfim, não poderia fazer nada. No Brasil eu achava muito chato aqueles vendedores vomitando informações sobre o produto. Um vendedor brasileiro faria 36 poses diferentes para que eu tirasse fotos e testasse a câmera antes de levar.  
Ainda não comprei nenhuma câmera. Como vou fazer pra escolher uma? Não sei te informar sobre isso, senhor. 

Câmbio, desligo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário