domingo, 25 de novembro de 2012

Nunca tome um laxante e um remédio pra dormir na mesma noite


Domingo, 25 de novembro de 2012. 22 horas e 40 minutos. Em Portugal o dia está frio e chuvoso. Perfeito pra dormir de conchinha com a solidão...

Reza a lenda que hoje teve PSS na Princesa dos Campos Gerais (que será a Princesa do Amado Batista sábado). Resolvi escrever alguma coisa porque estou aqui em Portugal de roupão tomando caipirinha de vinho do Porto (chupa sociedade) por causa desse tal PSS.

Pra quem não sabe, PSS significa Processo Seletivo SZzzzzzzzzZzzzZzzzz. Exatamente, é mais umas daquelas provas idealizadas na seleção natural de Darwin onde os mais adaptados sobrevivem e os menos adaptados morrem e vão pagar todos os seus pecados em uma Universidade. É tipo um vestibular, onde ao invés de perder seu final de semana somente ao fim do Ensino Médio você perde-o nos três anos do Ensino Médio.  

No primeiro ano eu fui mal pra caramba. De mil pontos eu fiz só 396. Ali eu já pensava que sabia o que queria na vida: não participar da maldita seleção natural darwiniana. No segundo deu pra dar uma animada. Só que não. Tirei 400 pontos. Desânimo total.

Ainda bem que meus pais não eram daqueles de fazer pressão pro filho passar no vestibular. Aqueles pais que dizem: “Não quero fazer pressão, MAS VOCÊ TEM QUE PASSAR!”. Graças a isso quase deixei de fazer o terceiro PSS. Queria desistir antes de começar pra evitar expectativas.

Meus pais não me pressionavam pra passar. Nem meu irmão. Mas meu irmão é de certo modo “capitalista”. Ele é quem pagou os dois primeiros, e já que o último era de graça, não queria perder o investimento.

Eu havia escolhido o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Não estudei nada. O básico sobre biologia eu sabia, como por exemplo, o sistema de classificação dos seres vivos:

Reino -> Filo -> Classe -> Ordem -> Família -> Gênero -> Espécie -> Time de Futebol -> Política -> Religião

Na noite anterior tinha ficado até tarde no finado MSN (era no tempo que só era amor se colocasse o nome da pessoa no SubNick do MSN). Mas fui acordado. Como saber se eu estou acordado? Se eu estiver reclamando de sono, estou acordado.

Me esforcei nas questões. Não com o objetivo de ir bem, mas eu estava totalmente entediado naquela sala e eu precisava de algo pra me distrair. Até tinha um ‘concorrente’ gordo que armou um piquenique na mesa da prova com chocolates, salgadinhos, refrigerantes e um mini-câncer do Macdonald’s. Mas precisava de algo menos gorduroso pra passar o tempo.

Até que cheguei na redação. O tema era algo com “Abaixo está listada 10 coisas que se aprendem com a vida. Escolha uma delas e faça um texto narrativo”.

Lembro exatamente da qual escolhi: “Não tomar um laxante e um remédio pra dormir na mesma noite”. Acho que nem li as outras, só precisava dessa frase...

Eu já estava ‘ferrado’. Não queria estar ali, mas estava. Na minha visão não havia a menor possibilidade de passar no PSS. E lá fui eu...

Escrevi um texto sobre um menino que estava com tosse. Então, ele confundiu os remédios e acabou tomando laxante e remédio pra dormir. Tosse, laxante e sono profundo. Que tema profundo...

Como podem ver minha redação ficou uma merda, literalmente. Cheguei até a achar que iriam zerá-la. Mas não acreditei quando vi o resultado: tirei 80epoucos pontos na redação que valia 100. Aproveito e deixo aqui meu agradecimento ao cara que foi bêbado e corrigiu minha redação.

Saí da sala aliviado. Lembro de alguns dizendo: “Ah, que droga! Se eu tivesse acertado uma a mais minha nota teria sido maior”. Gênios da matemática!

Pouco tempo depois saíram os resultados. Eu estava nem aí, nem fui olhar. Quando o Excelentíssimo Wellinton Galvão (irmão da Excelentíssima Bia Galvão, a qual falsamente diz gostar dessa joça a qual vulgarmente chamo de blog) me avisou por um SMS que eu estava na lista de espera.

Quando fui olhar, uma grande surpresa: eu era o único na lista de espera. E só fiquei na lista de espera porque eu estava tão ‘animado’ com o PSS que nem coloquei minha nota do Enem.

Mas uma alma bondosa desistiu. Agradeço a essa pessoa e principalmente aos capangas que paguei pra forçar essa pessoa a desistir.

Pois bem, todos esses fatos e muitos outros que aos poucos vou expondo aqui fizeram com que o pobre menino que fez uma redação de merda (desculpem-me o trocadilho) chegasse até aqui. Deixei de escrever bobagens em um texto de PSS pra escrever bobagens na Europa.

Graças àquele texto de merda pude vir seduzir a todos em Portugal. Seduzir, só que
ao contrário.
Olha só com são as coisas. Uma das lições mais importantes que a vida me deu é que nunca se deve tomar um laxante e um remédio pra dormir na mesma noite.

Câmbio, desligo.

Um comentário:

  1. Que me ajudou a passar foram os quilos extras do Ronaldo Fenômeno....que enfiei na redação do vestiba....salve

    ResponderExcluir