terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Mitos e Verdades - Londres e Paris


Terça-feira, 12 de fevereiro de 2012. 19 horas e 20 minutos. Papa Bento XVI anuncia rescisão de contrato com o Vaticano e já tem conversas avançadas com o Palmeiras, onde será o substituto do Barcos. Estamos em pleno século XXI e ainda não se pode expressar uma opinião. Se estivéssemos na época da inquisição eu estaria em chamas. O que não seria de todo mal com o frio que está aqui...

Antes de tudo, gostaria de deixar bem claro que esse blog é pessoal, de uso exclusivo de minha pessoa. Tem propósito minimamente informativo, mas principalmente humorístico: sem grande compromisso com a realidade. O mesmo não representa qualquer grupo, projeto ou instituição; seja ela pública, privada ou do Pastor Edir Macedo. 

Os textos apresentados no blog apresentam várias figuras de linguagem, dentre elas a ironia e a hipérbole (forma de expressar uma ideia de forma exagerada). Caso ache algo demasiadamente ofensivo, deixe um comentário ou contacte-me pessoalmente. Mas por favor, não envolva outras pessoas.
Como dito na capa do blog, não leve esse blog a sério. Caso leve-o, traga de volta até as 8. Até porquê tudo o que não invento é falso!

Maaaaaas, voltando ao objetivo do blog (e da vida, por que não?), apresento aqui algumas verdades e mitos que rondam as cidades mais visitadas do mundo. 

LONDRES

Os ingleses são mal-humorados e muito sérios.
MITO: Os ingleses são simpáticos, bem-humorados, engraçados e felizes. Pode-se dizer que os ingleses são brasileiros sem muitos problemas sociais...

Os ingleses odeiam quem não sabe falar inglês.
MITO: Dois de nós sabiam falar e enrolar bastante no inglês, e pelo o que sei foram tratados super bem. Eu enrolo menos ainda com meu inglês de vídeo game. Ainda quando não sabíamos falar palavras em inglês, fazíamos mimica e os ingleses até se divertiam junto. Os ingleses me compreenderam melhor que muita gente por aí. 

Os ingleses não costumam almoçar.
VERDADE: Sentar para comer o bom e velho arroz, feijão e carne não é muito dos ingleses. O que não quer dizer que não são saudáveis. Na hora do almoço muitos optam por sanduíches frios vendidos nos mercados (eu optei por isso também: é bom e barato). Há várias opções que dificilmente ultrapassam os 4 euros. Basicamente é pão, algum molho, salada e carnes frias. Na verdade não liguei muito pro recheio do sanduíche. Estava com tanta fome que poderia comer um cavalo. Ops... Lasanha de 'carne bovina' tem 99% de carne de cavalo

Aqueles ônibus vermelhos de dois andares fazem parte do transporte público de Londres.
VERDADE: Estou apaixonado pelo transporte público de Londres. Além do metrô que, apesar de confuso, abrange a cidade toda, os ônibus beiram a perfeição (apesar de ser caro: 2,70 euros a passagem). Os ônibus funcionam 24h por dia, abrangem toda a cidade e é muito confortável ir no segundo andar: a janela é toda de vidro, o que permite conhecer a cidade mesmo lá de dentro. A VCG deveria fazer o mesmo, assim poderíamos andar pela cidade deslumbrando-se com pontos turísticos como, éé...Ér... Ah, esquece. 

CARALHO VELHO OLHA O TAMANHO DESSAS JANELAS

Restam apenas algumas unidades das famosas cabines telefônicas vermelhas.
MITO: Vi dessas cabines por quase toda a cidade. Tudo bem que quase ninguém as usa para telefonar e sim pra tirar fotos. E quando usam para telefonar pra alguém...
Alô Amor, estou te ligando de um orelhão...

E é isso que encontramos no interior das cabines.

As inglesas são feias.
MITO: Já vi várias “reportagens” dizendo que as inglesas estão entre as mais feias do mundo. Mentira! Eu juro que gostaria de expor aqui como são as mulheres feias de Londres. O problema é que não vi nenhuma! Ouso dizer que Londres é a Curitiba da Europa (Curitiba é conhecida pela grande quantidade de mulheres bonitas).

A famosa plataforma 9 ¾ realmente existe e está localizada entre as plataformas 9 e 10.
MITO: Para homenagear o filme Harry Potter e seus fãs imaturos, a empresa responsável pelo transporte de trem resolveu criar uma plataforma 9 ¾ na estação de Kings Cross. Mas ela não se encontra entre as plataformas 9 e 10. Por questões de segurança, a plataforma foi feita longe das linhas de trem.
Infelizmente minha carta para Hogwarts era apenas um papel de trouxe
Todos os policiais de Londres são do estilo da Guarda Inglesa: roupa vermelha e chapéu esquisito preto.
MITO: Os policiais de Londres são como outro qualquer: nem todos usam aquele gorrinho que parece um saco de dormir. A Guarda Real encontra-se apenas a volta do Palácio de Buckingham para garantir a segurança da Rainha.
Sempre desconfiei...
Museu do Sono, Digo, do Louvre

O famoso álbum “Abbey Road” dos Beatles leva o nome da gravadora, a qual leva o nome da rua em que se encontra.

VERDADE: A famosa faixa de pedestres encontra-se na frente do estúdio de Abbey Road, na Rua Abbey Road.
Qualquer coincidência com a realidade é mera semelhança. Ou algo do tipo.
Londres é totalmente limpa: não se encontra lixo em lugar algum.
MITO: Em qualquer lugar do mundo existe lixo das ruas! Não é uma exclusividade brasileira. A diferença é que no Brasil deposita-se lixo no chão e nas urnas de votação...

Podemos encontrar várias “tribos” em Londres, dos mais diversos estilos.
VERDADE: Gente estranha mas bonita ao mesmo tempo. Cabelos das mais diversas cores, roupas dos mais variados gostos e até gente sem roupa. Carnaval? Não, até porquê não tem samba (gritos de comemoração). O engraçado foi em um restaurante árabe, onde passou um nazista cheio de tatuagens e piercings no rosto xingando todo mundo. Nada de mais, coisa comum em Londres pelo visto...

O Big Ben é o relógio oficial do parlamento britânico.
MITO: O Big Ben, ao contrário do que muitos pensam, não é o famoso relógio do Parlamento Britânico, tão pouco a sua torre, muito menos a famosa explosão que deu origem ao Oscar Niemeyer e posteriormente ao Universo. Big Ben é o nome do sino que pesa 13 toneladas e que foi instalado no Palácio de Westminster. Na verdade, o nome do relógio é Tower Clock. Infelizmente, com a invenção do relógio de pulso, a torre perdeu sua utilidade.
The Big Bang Theory

FRANÇA

Assim como os ingleses, os franceses são chatos e mal-humorados.
MITO: Os franceses não são felizes e simpáticos como os ingleses, mas tem seu charme. É fascinante o tom de voz que eles usam pra dizer “Bonjour (bom dia)”, “Merci (obrigado)”, “Pardon (desculpas)”, é como se eles estivessem cantando. Me senti em um musical da Broadway.

Os franceses odeiam quem fala inglês e não sabe francês.
MITO: Mal sei falar inglês, vou falar francês? Ainda assim fui tratado super bem. O povo de Paris é muito receptivo e também divertiam-se junto com as mimicas. Ao contrário do que disseram por aí, fui muito bem recebido tanto em Paris como em Londres. Disseram que eu "critico" a Europa por ser vitima de discriminação. Tenho pena dos que pensam assim, que brasileiro é mal-tratado aqui. Parece que somos tão inferiores que é certo que seremos mal recebidos. Enfim, o povo europeu em geral adora o povo brasileiro. E eu adoro o povo europeu (até mesmo o cara que nos jogou de um trem em movimento em Porto). 

A comida francesa é muito cara e vem muito pouco.
VERDADE: O prato francês mais barato que encontrei por lá era 190 gramas de carne acompanhada de mais nada. O preço? Apenas 20 euros...

É necessário ao menos uma semana para visitar o Museu do Louvre.
VERDADE: Achei  o Louvre uma grande chatice e todos já sabem minha opinião sobre ele. Mas, para os amantes da arte que entendem todas aquelas inúmeras obras, é o paraíso. Seria algo como o Zeca Pagodinho em uma fábrica de cervejas. Eu dava apenas uma passada de olho, andei o dia todo e ainda assim visitei apenas metade do museu.

Museu do LouvrZzzzzzzzzZz
Maria Madalena está enterrada abaixo da Pirâmide Invertida no Museu do Louvre.
MITO: Cara, você tem que parar de ler os livros do Dan Brown... E esse negócio que você tá fumando não vai te fazer bem.
Tem tanto ladrão em Paris quanto no congresso nacional brasileiro.
VERDADE: Os franceses até colocaram placas por toda Paris avisando isso. A única diferença é que em Paris os ladrões não são eleitos pelo povo...

Pirâmide Invertida
Na base do Arco do Triunfo, encontra-se uma chama que nunca se apaga.
VERDADE: Na base do Arco do Triunfo situa-se o Túmulo do Soldado Desconhecido, um túmulo simbólico para homenagear todos os soldados mortos em batalhas. Semelhante à cracolândia ou até mesmo a sua tiazona solteira, este possui uma chama que nunca apaga.

A Torre Eiffel era pra ser temporária.
VERDADE: Inaugurada em 31 de Março de 1889, a Torre Eiffel foi construída para honrar o centenário da Revolução Francesa. Era para ser uma estrutura temporária, mas os franceses ficaram com preguiça de desmontá-la e não sabiam onde jogar tanto ferro velho, então tomou-se a decisão de não desmontá-la. Hoje é apenas o ponto turístico pago mais visitado do mundo. 

A chama que nunca apaga (parece nome de livro de auto-ajuda. Ideal pra quem
está com a auto-estima baixa. Vou recomendar pra um amigo meu...)
A Mona Lisa é um quadro pequeno, menor do que parece. 
VERDADE: A Mona Lisa é um quadro pequeno cercado por turistas asiáticos com câmeras fotográficas enormes (maiores até que o próprio quadro).

O Corcunda de Notre Dame realmente existe.
VERDADE: Após subir mais de 400 degraus para chegar ao topo da Catedral, todos ficamos corcundas!

Na Igreja de Saint-Sulpice encontra-se o Meridiano de Paris, o primeiro meridiano do mundo (conhecido como Linha Rosa nos livros de Dan Brown)
VERDADE: Nesta capela encontra-se a Linha Rosa, considerada o primeiro Meridiano do Mundo. Disputou com o Meridiano de Greenwich e com o Meridiano de Coimbra como posto de “Meridiano do Mundo”. Como nessa época a Inglaterra era o centro do mundo e de toda exploração humana,  coincidentemente ganhou o de Greenwich.

Linha Rosa. (Ela é dourada!?)
Se você tem alguma crítica sobre mim ou sobre o que escrevo, fale diretamente comigo ou deixe um comentário no post abaixo. Ou ainda: escreva-a em um papelzinho e a guarde em uma caixinha só pra você. Obrigado.

Câmbio, desligo. 

4 comentários:

  1. huahuah gostei muito das verdades e mitos :D

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre soube q a cabeça da guarda real britanica era assim msm!!! E a torre Eiffel ta fora de prumo, avisa eles aí!!!

    ResponderExcluir
  3. Quero comunicar q ao fazer a postagem acima tive tanta dificuldade para provar q eu nào era um robô, q eu até fiquei em dúvida, mas após interrogar minha mäe, e ela me mostrar minha certidão de nascimento e carteirinha de vacinação eu fiquei mais tranquilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha
      Esse blogspot é muito foda. Às vezes ele quer que o próprio dono do blog prove que não é um robô. Isso quando não acontece: "Um e-mail foi enviado ao seu e-mail para confirmação do seu e-mail".

      Excluir