segunda-feira, 6 de maio de 2013

Queimoterapia das Fitas - Parte 1

Terça-feira, 07 de maio de 2013. 01 hora e 51 minutos. Hoje é Dia da Matemática: Funkeiros comemoram fazendo o Quadradinho de 8. Confesso que acordei a poucas horas da Queima das Fitas de Coimbra. Estou em Rondônia, sem um rim e ainda sem entender algumas coisas.

Você está deprimido? A Capes atrasou sua bolsa ou simplesmente você já gastou tudo em cerveja, como o estudante de engenharia civil que você conhecerá abaixo? Nããão se preocupe! Nós temos a solução. Participe da “Queimoterapia das Fitas” e saia já dessa depressão!

Começou a maior, mais animada e mais alcóolica festa universitária do mundo! A Queima das Fitas 2013 começou dia 2 de maio e terminará somente dia 10. Atraindo mais de 100 mil pessoas, é considerada a maior festa universitária do mundo.

Pode-se dizer que a Queima das Fitas é uma continuação da Festa das Latas. Segundo as tradições acadêmicas é uma semana inteira de festa onde os alunos devem esquecer totalmente os estudos. Por isso, não que eu não esteja estudando por falta de vontade. Estou apenas respeitando as tradições acadêmicas. E não é culpa minha: a própria Universidade de Coimbra fecha durante toda a semana para o evento.

A Queima teve início em 1899 e perdura até hoje. Tem início na noite de quinta para sexta-feira com a Serenata Monumental nas escadas da Sé Velha. Até tentamos ir ver a Serenata, mas era impossível chegar até lá. Milhares de universitários em formação tomaram as ruas estreitas da Sé Velha. Dá última vez que vi tantas pessoas em processo de formação eu ainda era um espermatozoide e estava nos testículos do meu pai.
Antes de chegar à Sé Velha encontramos um português (bêbado, é claro). O Sr. Neto, acadêmico de Engenharia Civil. Ele estava totalmente bêbado e nos parou na rua pedindo um isqueiro. Ensinei a ele como se pede isso em brasileiro: “O senhor tem um bingo para me emprestar?”. Com toda a internacionalidade que uma pessoa alcoolizada adquire, ele repetiu: “Binguer!? O Senhor tem um binguer?”. Como não fumamos, não pudemos emprestar a ele nosso “binguer”. Então ele nos disse para bater duas pedras para fazer fogo para que ele pudesse fumar. Expliquei para ele que esse negócio de botar fogo em pedra pra fumar é muito comum no Brasil em uma região bonita chamada Cracolândia. Ele ficou sem entender, mas acho que o convenci a fazer turismo lá.

Serenata da Queima das Fitas 2013
(FOTO: Seu Madruga)
Após a Serenata, ocorreu o Sarau Acadêmico, uma balada dentro da Universidade. O Dj era como todos os outros: muito ruim. Tenho a ideia de que Dj é aquele cara que recebe dinheiro pra pegar músicas ruins e deixar ainda piores. Nenhum pai cria um filho pra ser  Dj...

No sábado ocorreu a Color Run, um evento que nada tem a ver com a Queima das Fitas, mas que vou descrever aqui por motivo de: o blog é meu e escrevo o que quiser. Obrigado e de nada.

Como diz o próprio slogan do evento, a Color Run proporciona os 5 km mais gays coloridos e felizes da sua vida. Durante o percurso algumas pessoas vão jogando tinta em você. O objetivo da corrida não é chegar em primeiro lugar. O objetivo é atravessar a linha de chegada mais sujo que ficha de antecedente criminal de político brasileiro!



Ao todo participaram do evento: 13 267 pessoas, 3 recém nascidos, 5 cachorros e 7 animais ainda não reconhecidos. Imagine todas essas 13 mil pessoas dançando e pulando na ponte! Tanto a Ponte de Santa Clara quando a ponte de safena do tiozinho ao meu lado tremeram... 

Preparado para a corrida. Com essa faixa na cabeça fiquei parecendo o Serginho, Ex-BBB.
(Foto: Dicésar)
Vina deriva do alemão Wiener, que significa "de Viena".
(FOTO: Hitler)
Antes da corrida já estava comemorando. Acho que me ADIANTEI na comemoração.
(FOTO: Rogério Ceni)
E claro, a “Equipe Pão com Vina” não poderia ficar de fora. Para as pobres almas que não sabem, VINA é como algumas pessoas da região de Curitiba e Campos Gerais (Paraná) chamam a salsicha de cachorro quente. Até porquê, todo bom paranaense com o mínimo de conhecimento em inglês é capaz de traduzir a expressão “Hot-Dog”. Em inglês, Hot é pão e Dog é Vina!

Grito de Guerra da Equipe Pão com Vina


Os últimos serão os... últimos (FOTO: Rubens Barrichello)

Durante a Queima também ocorrem as Noites do Parque, onde cantores portugueses que só os portugueses conhecem fazem shows no Parque da Canção. Artistas reconhecidos internacionalmente (ou não) como Expensive Soul, Quim Barreiros, Xutos e Pontapés e Capitão Fausto. 

Essa é a primeira parte da Saga Queima das Fitas 2013. Amanhã falarei sobre a hora mais esperada: o maior Open Bar do mundo, que contou com mais de 100 mil pessoas (todas completamente bêbadas) nas ruas de Coimbra: o Cortejo da Queimas das Fitas.

Câmbio, desligo. 

Um comentário:

  1. Espero que os calouros (mais lindos) de vcs possam ir visitá-los esse ano ainda LOL #CAPESESCOLHENÓIS

    ResponderExcluir