sexta-feira, 31 de maio de 2013

Pulmão faz mal ao cigarro

Sexta-feira, 31 de maio de 2013. 23 horas e 30 minutos.  Semana que vem darei início ao tratamento de um câncer chamado “Provas da Universidade de Coimbra”. Preciso urgentemente de um método que me permita estudar dormindo.

Faz muito tempo que não posto nada aqui. O blog estava mais abandonado que a sala de troféus do Vasco. Eu até pediria desculpas aos meu fiéis leitores se eu soubesse da existência de algum. Enfim, vamos ao que realmente interessa, ou seja, nada!

Hoje é aquele dia que o Dr. Drauzio Varella aparece na televisão dizendo que fumar dá câncer. E também que comer, beber, andar, correr, pular, pensar e até viver dá câncer. Hoje é o Dia Mundial sem Tabaco, conhecido por seu avô como Dia Mundial sem Pito.

Não estou escrevendo esse post à toa. Mentira, é à toa sim. Mas também porque um dos grandes defeitos dos europeus (os quais incluem os portugueses) é o cigarro.

Antes que você venha me encher o saco sobre o seu direito de fumar, quero te encher o saco pelo fato de você não ter o direito de me matar. E se você acha que aí no Brasil o número de fumantes é enorme, aqui na Europa é pior. Fumar aqui, além de hábito para mais da metade da população, gera um certo status social. É meio que alimentado pela cultura onde as principais fotos de artistas que pairam no imaginário social geralmente têm um cigarro em sua boca. Ver um europeu fumando é quase tão comum quanto ver um político brasileiro roubando...

Em qualquer escola que você passe sempre verá um pré-adolescente irritante (desculpem-me o pleonasmo) fumando. Aqui em Portugal as crianças começam a fumar tão cedo que na carteira de cigarros vem uma foto do Fofão.
Siga em frente. Olhe para o lado. 

Tenho a impressão de que todos os alunos do ensino secundário de Portugal fumam. Acho que quando vão aplicar alguma prova, as instruções são: "desliguem os celulares, guardem os cadernos e apaguem os cigarros".



E em quase todos os barzinhos e cafeterias não é proibido o consumo de cigarro dentro do estabelecimento. Juro, quando entro em um estabelecimento fechado tenho a impressão de estar entrando em uma carteira de Marlboro. Saio de lá com a roupa fedendo cigarro, com o cabelo fedendo cigarro, com a pele fedendo cigarro... Tenho a impressão de que até meus espermatozoides são afetados e meus filhos nascerão fedendo cigarro.

Fumam em qualquer lugar... Uma vez eu fui a uma Missa aqui e um português acendeu um cigarro no meio do evangelho. Fiquei tão indignado que derrubei minha latinha de cerveja no chão!

Só quero dizer que não tenho nada contra fumantes por motivo de: não tenho licença de porte de armas. Minha mãe fuma e às vezes eu brigava feio com ela por causa disso. A casa toda fedia cigarro. O único cheiro que conseguia superar o de cigarro era o do incenso com cheiro de “prosperidade” que ela acendia de vez em quando. A solução que meu irmão encontrou foi colocar uma plaquinha de “Proibido Fumar” na porta do nosso quarto.
Segundo pesquisas, brasileiro gasta mais com cigarros do que com arroz e feijão.  E o mais impressionante é que a própria indústria do cigarro faz “propaganda” contra o cigarro, e ainda assim vendem pra caramba. É como se viesse escrito em uma embalagem de Cheetos: esse salgadinho fará seu hálito cheirar a vómito. Ou um aviso nos sucos da Ades: esse produto irá corroer seus órgãos.

O pior é a desculpa que os fumantes usam pra fumar:
  1. “Eu fumo porque quero, não sou viciado”, diz o cara que fuma há 35 anos e começa a sofrer de ansiedade quando fica 15 segundos sem fumar.
  2. “Mas eu só fumo aqueles cigarros de sabor porque tem gostinho de hortelã.” Sabe outra coisa que tem gosto de hortelã? Hortelã.
  3. “Não sou fumante, só fumo quando eu bebo". Então quer dizer que se eu só assaltar pessoas quando eu bebo eu não sou político assaltante?
  4. Alguns ainda dizem que “cigarro te dá personalidade”. Nós que trabalhamos na área biológica chamamos esse tipo de personalidade de câncer...
E juro que não entendo o gosto pelo cigarro, um negócio que fede tanto. Além disso, o cigarro contém inúmeras substâncias tóxicas: veneno de formiga, tinta de caneta, desinfetante, veneno de barata, hímen da Angela Bismarchi... Pesquisas mostraram que um cigarro equivale a um copo de suco Ades ou a 1 sanduíche no McDonald’s, que equivale mais ou menos à radiação de Chernobyl.

Resumindo, cigarro pra mim é um veneno em forma de bastão que tem brasa em uma ponta e a boca de um idiota na outra. 

Fumantes. Vendiam saúde, mas quando começaram a fumar fizeram queima de estoque. E no fim, a única associação entre um fumante e uma carteira de cigarro será a foto de alerta.

Dia Mundial sem Tabaco. Boa sorte pra você que vive levando fumo da vida...


Câmbio, desligo. 

3 comentários:

  1. que besteira ignorante lol

    ResponderExcluir
  2. Muito massa rapaz, parabéns... também estou em Portugal e fico triste com essa realidade.

    ResponderExcluir